Buscar
  • umaordempresente

Uma Ordem Presente | 20200601

Uma Ordem Presente - Um Compromisso com o Território

"SIM, MAS, E EM CONCRETO?

Em concreto, a Lista A – Uma Ordem Presente, tem vindo a desenvolver trabalho no sentido de concretizar o seu compromisso com o território. De facto, a nossa proposta eleitoral contempla já a localização para as sedes das 7 secções regionais.

A Secção Regional do Norte, tem sede no Porto, recentemente construída, na Rua Alvares Cabral, onde funciona actualmente. Assim se manterá durante o próximo mandato e serão apenas tomadas medidas no sentido da sua maior dinamização. No caso da Secção Regional do Centro, a sede será em Coimbra, na Rua Pedro Monteiro, a instalar num terreno protocolado com a Câmara Municipal de Coimbra, em edifício de construção modular cedido à Ordem dos Arquitectos através de protocolo em negociação pela Lista A. A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo manterá a sua sede em Lisboa, no edifício dos Banhos de São Paulo, com instalações renovadas após reabilitação programática e constructiva de que o edifício necessita há vários anos. No caso do Alentejo, a Secção Regional terá sede em Évora, mas temos uma preferência. Gostaríamos que se localizasse no centro histórico, património mundial pela Unesco. A Lista A tem desenvolvido alguma prospecção de alternativas, incluindo algumas hipóteses de cedência de espaços fora do perímetro da muralha, mas irá manter a preferência por uma localização simbólica no centro histórico. A Secção Regional do Algarve deverá ter sede em Faro, como resultado das conversações já iniciadas pelo nosso candidato com a Câmara Municipal. A Lista A espera ainda ter alternativas viáveis através de duas outras Câmaras da região, e de duas hipóteses de negociação estabelecidas com privados. Relativamente às regiões autónomas dos Açores e Madeira a minha perspectiva é que num primeiro momento devemos ser cautelosos e usar as instalações existentes, apesar de exíguas. A Secção Regional dos Açores terá sede em Ponta Delgada, numa primeira fase, nas actuais instalações da Delegação dos Açores, apesar da área reduzida. Durante o mandato será reavaliada a instalação noutro edifício em Ponta Delgada, sem urgência porque a principal preocupação da Lista A é encontrar um modelo de funcionamento com presença nas 9 ilhas. A Secção Regional da Madeira terá sede no Funchal, nas actuais instalações da Delegação da Madeira, enquanto for viável a manutenção do actual contrato de arrendamento. Apesar das actuais instalações não contarem com uma grande área disponível, esta revela-se suficiente para aí instalar inicialmente a sede da Secção Regional.

A Lista A – Uma Ordem Presente, considerará as recomendações que vierem a ser emitidas pela comissão instaladora das secções regionais, presidida pelo atual Presidente da Ordem dos Arquitectos porém, à falta do relatório previsto, a Lista A não deixará de apresentar aos membros soluções viáveis a sufragar no próximo acto eleitoral. Aliás, precisamente porque temos um compromisso com o território, simultaneamente iniciamos também negociações para instalação de algumas das estruturas locais que entendemos deverem avançar o mais brevemente possível. É o caso do futuro Núcleo do Alto Minho, da Delegação do Cavado e Ave, da Delegação das Beiras, do Núcleo do Alentejo Litoral, entre outros. Estamos bem encaminhados em diversas dessas situações, das quais quero realçar o caso de Braga e Guimarães, onde nos foram já disponibilizados espaços em ambas as cidades.

Queremos ir a votos com propostas concretas suficientemente discutidas em campanha, que legitime a sua implementação de forma eficiente. Não iniciamos esta reforma para estar sempre a repensar tudo outra vez. Iniciamos uma mudança que é para cumprir. Os Arquitectos não precisam de abstrações retóricas em discursos sonolentos, nem de propaganda sem concretização. Nós, Lista A, temos um compromisso com o território, e estamos prontos para a sua implementação."

Lisboa, 1 de Junho de 2020 Daniel Fortuna do Couto Candidato a Presidente da Ordem dos Arquitectos

0 visualização

UMA ORDEM presente

  • Preto Ícone Instagram

 

©2020 Uma Ordem Presente